• Assessoria HBSJ

Cirurgias de Varizes são realizadas no HBSJ com técnica moderna e de rápida recuperação


A expansão do Hospital Beneficente São João (HBSJ) não para, desta vez a novidade é a cirurgia vascular. Procedimentos estão sendo realizados quinzenalmente com a técnica mais moderna que há atualmente. A coordenação fica por conta do Dr. Júlio César de Mello Bajerski, que é especializado em cirurgia vascular e endovascular, radiologia intervencionista e ecografia vascular. Ele que faz parte do corpo clínico do HBSJ e também é Diretor Técnico do Instituto Vascular de Passo Fundo -RS (INVASC), além de ser preceptor do Programa de Residência em Cirurgia Vascular do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)/Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Programa de Residência em Cirurgia Vascular do Hospital de Clínicas (HC) - Passo Fundo.

A cirurgia de varizes evoluiu muito, e hoje a técnica aplicada no HBSJ é a mais moderna e utiliza a radiofrequência para termoablação das sanefas, quando necessário, e secagem dos pequenos vasos no mesmo procedimento, sem dor e com excelente resultado estético. Com a radiofrequência, a safena não precisa ser removida, sem necessidades de cortes e menos hematomas e lesão linfática. Pode ser realizado também o tratamento com espuma densa, este menos invasivo.

Dr. Júlio destaca que as cirurgias de varizes estão sendo realizadas com laser e anestesia, local ou sedação, o que permite o paciente ir embora duas horas após o procedimento. “A recuperação é rápida e o paciente pode retornar as atividades entre três a cinco dias após o procedimento”, explica.

Ele afirma ainda que “o HBSJ conta com uma estrutura de ponta, para diversos tipos de procedimentos, não sendo necessário o deslocamento dos pacientes para outros hospitais da região”.

Os interessados em realizar o procedimento podem entrar em contato junto a Clínica CIS em Sananduva pelo telefone (54) 3343 1020 ou no INVASC - Passo Fundo pelo número (54) 3045-3340.


Diagnóstico

As varizes são veias anormais, dilatadas, tortuosas e alongadas, que caracterizam uma alteração funcional da circulação venosa. Dor, fadiga e sensação de peso em membros inferiores, são os principais sinais. Podem haver também existir queixas estéticas, inchaço, câimbras e coceira. Os sintomas geralmente pioram ao final do dia e aliviam ao elevar os membros.

O diagnóstico das varizes é feito por exame físico, sendo o principal método de avaliação o ultrassom com Doppler. Esse exame permite uma avaliação precisa do sistema venoso profundo.


Breve Histórico Dr. Júlio César de Mello Bajerski

· CRM28000;

· Especialidade: Cirurgia vascular e endovascular, Radiologia intervencionista e Ecografia vascular;

· Formado em medicina na Universidade de Passo Fundo -RS em 2003;

· Residência médica em Cirurgia Geral no HSVP-Passo Fundo - RS 2004-2005;

· Residência em Cirurgia Vascular e Endovascular no CENTERVASC -RJ 2006-2007;

· Visiting physician in Vascular and Interventional Radiology MUSC -USA 2008;

· Título de especialista em Cirurgia Vascular -SBACV;

· Título de Especialista em Cirurgia endovascular – SBACV;

· Título de especialista em Ecografia vascular -CBR;

· Título de especialista em Radiologia intervencionista-CBR;

· Preceptor do programa de residência em Cirurgia vascular do HSVP/UFFS- Passo Fundo – RS;

· Preceptor do programa de residência em Cirurgia vascular do HC- Passo Fundo – RS;

· Diretor Técnico do INVASC- Instituto Vascular de Passo Fundo -RS.

28 visualizações