• Assessoria HBSJ

HBSJ implementa técnica moderna em cirurgia de catarata

Procedimento tem o acompanhamento de profissionais altamente capacitados e com atuação junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre


O Hospital Beneficente São João (HBSJ) realizou na última semana, no dia 24 de junho, Dia de São João Batista, patrono da instituição, as primeiras cirurgias de catarata em seu bloco cirúrgico. Ao todo foram cinco pacientes operados, oriundos de Sananduva e de Machadinho. As cirurgias foram realizadas pelo Dr. Cássio Cuchi, Médico Oftalmologista, que desde abril faz parte do Corpo Clínico do HBSJ e pelo Chefe do Setor de Catarata do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, Dr. Tiago Lansini. Como anestesiologistas atuaram a Dra Etaine Roxo, Diretora Médica do HBSJ e o Dr. Luiz Fernando Simionatto, que atua no Hospital Moinhos de Vento e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O Dr. Cássio Cuchi é natural de Sarandi – RS, realizou formação em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e residência Médica em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, trazendo a experiência desta grande instituição para o HBSJ.

O Dr. Tiago Lansini possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em residência médica de oftalmologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde hoje é Chefe do Setor de Catarata e Mestrado em Medicina Cirúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Dr. Cássio, a técnica aplicada nas cirurgias (Facoemulsificação com Implante de Lente Intraocular) é a mais moderna para a cirurgia de catarata e utiliza aparelhos de última geração, semelhante aos utilizados em grandes hospitais. Segundo ele o procedimento consiste na utilização de uma sonda de ultrassom para triturar e aspirar o cristalino opaco, seguida pela inserção da Lente Intraocular. A pequena incisão (corte) realizada, torna desnecessária a utilização de sutura (pontos) na maioria dos casos, e permite rápida recuperação visual com pouco desconforto. O Dr. Cássio destacou ainda que as lentes intraoculares utilizadas são importadas e fornecem uma boa qualidade visual.

Atualmente a estrutura do hospital bem como do Bloco Cirúrgico comportam a realização desse tipo de procedimento. Para que essa técnica moderna fosse possível o HBSJ em parceria com o Dr. Cássio Cuchi adquiriram aparelhos de última geração para realização das cirurgias.

A inclusão de mais esta especialidade ao roll de serviços oferecidos pelo hospital, bem como a realização deste tipo de procedimento, vem ao encontro do projeto de expansão do HBSJ. A instituição tem nos últimos anos focado esforços na melhoria dos serviços prestados por meio do aumento de especialidades e procedimentos oferecidos, bem como na ampliação de sua estrutura física, estando já no caminho da tão sonhada Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Estes esforços tem tornado o Hospital Beneficente São João, referência para a região.

Além da inclusão de novas especialidades e da melhoria e ampliação de estrutura física, o HBSJ tem investido em qualificação, trazendo para suas equipes, profissionais altamente capacitados e também mantendo parcerias com profissionais de grandes instituições como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Para a Diretora Médica do HBSJ, Dra. Etaine Roxo, esse foi mais um passo importante no desenvolvimento da instituição. “Não é só sobre trazer uma nova especialidade, é trazer, mas trazer com o que há de melhor ao que se refere a profissionais e estrutura”, destaca Etaine. Segundo ela o hospital tem uma grande preocupação em oferecer serviços de qualidade, primando pela qualificação dos profissionais envolvidos e com investimentos em estrutura e equipamentos de ponta.

Ela ressalta o apoio da comunidade nesta caminhada e a todos os profissionais que atuam nos diversos setores do hospital, bem como as boas parcerias que o HBSJ tem mantido com profissionais de grandes instituições como os do Hospital de Clinicas da capital Gaúcha.

Conforme a Dra, essas primeiras cirurgias foram exitosas e os pacientes saíram satisfeitos, o que reforça ainda mais o caminho de desenvolvimento baseado em qualidade que o HBSJ tem trilhado.

Os interessados em realizar o procedimento devem consultar para obter o correto diagnostico de catarata e, se necessário, ter o encaminhamento para a cirurgia. As cirurgias no HBSJ ocorrerão conforme a demanda, mas Cássio adianta que nestes primeiros meses de atendimentos constatou que há um número elevado de pessoas que sofrem com a catarata na Região.


Por: Assessoria de Imprensa HBSJ

37 visualizações