• Assessoria HBSJ

Médico responsável pela Ala Covid-19 do HBSJ explana em sessão do Legislativo


Foto: Câmara Municipal de Vereadores de Sananduva


O Hospital Beneficente São João (HBSJ) solicitou junto ao Legislativo Municipal de Sananduva o uso da Tribuna Livre durante a Sessão Ordinária da noite da quinta-feira (21). No espaço cedido de 10 minutos, a explanação foi feita pelo médico Matheus Fabro, que é um dos responsáveis pela Ala Covid-19 junto ao hospital. Em sua fala o Dr. Falou sobre as medidas que estão sendo tomadas no combate à pandemia de coronavírus em Sananduva.

O Médico falou ainda sobre a implantação do projeto da área Covid-19 em meados de março que contou com a mobilização de Sananduva juntamente com municípios vizinhos: Machadinho, São João da Urtiga, Maximiliano de Almeida, Santo Expedito e Paim Filho.

Esta nova estrutura conta com 10 leitos Semi Intensivos, equipados com cinco respiradores mecânicos e ainda dois quartos destinados para o isolamento de casos suspeitos, havendo ainda a possibilidade de ampliação de leitos e quartos destinados para esta finalidade. Há também uma área para o fluxo de isolamento para pediatria, caso haja necessidade.

Matheus explicou ainda que o HBSJ segue um protocolo de atendimento para os casos suspeitos de coronavírus. O paciente que procura a emergência ou é encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde é triado e em apresentando sintomas gripais é direcionado para o contêiner, localizado na parte externa da emergência, para aguardar o atendimento especifico para Covid-19.

O atendimento para estes casos ocorre no consultório destinado a Covid e com os profissionais que estão atuantes na área. Este consultório é separado e funciona independente da emergência convencional.

De acordo com o Dr. Matheus em dados gerais a Ala Covid do HBSJ tem realizado atendimentos que na sua maioria são avaliados como casos leves e moderados.

12 visualizações