• Assessoria HBSJ

HBSJ passa a ter Mamografia Digital

   

Aparelho de Processamento de imagens para mamografia digital


Os exames de mamografia no Hospital Beneficente São João (HBSJ) passam a ser digitais, com a aquisição de um novo aparelho de processamento de imagens. Anteriormente os exames era realizados por meio do processo convencional.

    Com maior potencial de detecção de casos de câncer de mama a mamografia digital de campo total é considerada a mais eficaz no mundo. O novo aparelho deverá otimizar o tempo de análise mantendo um fluxo contínuo de trabalho. Assim os exames poderão ser agendados em um menor intervalo de tempo.

    De acordo com a responsável pelo setor de Radiologia do HBSJ, Elisandra Perboni, o aparelho de Mamografia Digital de Campo efetua o carregamento das imagens e as armazena na memória local. A eliminação das limitações do filme e a utilização de recursos pós processamento, reduz o número de imagens insatisfatórias.

    Outro ponto positivo destacado por Elisandra é que as imagens do exame são transmitidas eletronicamente para vários médicos o que agiliza o laudo. As imagens também podem ser fornecidas ao paciente com alta qualidade.

    A responsável pelo setor de radiologia alerta que o aparelho ainda não está em operação, já que para seu funcionamento precisa passar pela vistoria da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde para a liberação do Alvará de funcionamento. A finalização deste processo de implantação deverá ocorrer nos próximos dias e o início das operações do novo equipamento deverá ocorrer ainda neste mês de junho.

    Os agendamentos para os exames de mamografia deverão seguir o mesmo padrão usado anteriormente. Exames oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) serão encaminhados via Sisreg por meio das Unidades Básicas de Saúde. Já os exames via planos de saúde deverão ser agendados diretamente no setor de radiologia.

24 visualizações